terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

BOA FORMA RECOMENDA: MUSCULAÇÃO

MALHAÇÃO FAZ BEM EM QUALQUER IDADE


Normalmente procurada pelos mais jovens com o objetivo de "esculpir" o corpo, a musculação ganha cada vez mais praticantes entre pessoas da terceira idade. O motivo é a série de benefícios que a atividade proporciona, tanto do ponto de físico quanto social, que permitem ao idoso ter uma vida mais longa e de melhor qualidade.

Com o avanço da idade, o corpo perde massa muscular, ficando mais frágil e, assim, os ossos ficam mais sujeitos a fraturas. O fortalecimento dos músculos é importante para a proteção e calcificação dos ossos, e também para a sustentação e equilíbrio do corpo. Quando trabalhados de modo correto, os exercícios abdominais fortalecem a musculatura da região, e melhoram o equilíbrio e a sustentação do praticante.

O treinamento é planejado de acordo com a necessidade de cada um. "Cada caso é especial e precisa ser cuidado com respeito às limitações e carências físicas". Por isso, as academias especializadas em atendimento para a terceira idade solicitam, aos interessados, uma avaliação médica, para atestar as condições de saúde do aluno. Com o resultado, são determinados os exercícios que ele pode e deve praticar.

Na maioria dos casos, a musculação é indicada com mais freqüência do que os aeróbios, pois trabalha o fortalecimento do corpo. Já os aeróbios geram a alteração da freqüência do batimento cardíaco e da respiração.

Se for praticado, deve ser feito em curto espaço de tempo, com baixa velocidade, e sempre com o acompanhamento de um profissional especializado.