quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ALIMENTAÇÃO CORRETA


Aproveite 13 alimentos fontes de vitamina A
Ela é responsável pelo crescimento, saúde da visão e proteção contra infecções

Não são poucas as funções da vitamina A em nosso corpo. Segundo as nutricionistas Amanda Epifânio, da CITEN, e Fernanda Granja, ambas de São Paulo, ela atua no crescimento, na visão, na integridade dos epitélios (células que revestem o corpo e formam uma barreira contra infecções) e no crescimento e desenvolvimento do esqueleto. O nutriente ainda possui função antioxidante, que combate envelhecimento e câncer, e previne doenças crônicas como catarata, artrite e doenças cardiovasculares.
Para usufruir desses benefícios, entretanto, é preciso acertar na dose da vitamina, já que tanto o excesso quanto a deficiência podem trazer problemas nas nossas células. "Na visão, um dos sintomas iniciais de deficiência do nutriente é a cegueira noturna ou a redução da capacidade de enxergar em ambientes mal iluminados. Se a deficiência for grave, o quadro pode evoluir para a cegueira parcial ou total", alerta Fernanda.
Por isso, fique de olho na quantidade diária: para crianças com menos de um ano de vida, é recomendado 350 µg; de um a nove anos, de 400 a 700 µg e, entre adultos, de 700 a 900 µg. Confira abaixo quais alimentos podem suprir essa necessidade do seu corpo.

fígado,ovos,agrião,couve,espinafre,cenoura,manga,mamão,tomate,abóbora,pimentão vermelho,damasco e batata doce.

Nenhum comentário: