segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MUSCULAÇÃO PARA TODAS AS IDADES


As pessoas muitas vezes se perguntam qual a prática física mais adequada para seu tipo físico e idade. O professor de educação física, Sérgio Orofino, garante que atualmente o mais importante é que as pessoas se exercitem. “Quando indicamos dada atividade temos, primeiramente, que verificar se ela oferece segurança. Depois temos que levar em consideração a composição corporal do indivíduo e se ele está apto a desenvolver tal atividade”, diz o professor.

Exceto os casos de algumas patologias que não permitem a prática física por uma série de fatores, o professor Sérgio esclarece que a musculação pode ser considerada uma atividade universal. “Praticamente todo mundo pode fazer musculação. Ela pode ser praticada tanto por crianças quanto por idosos”, diz Sérgio Orofino.

Na musculação a pessoa irá trabalhar a parte da força e da resistência muscular. Ela é responsável por definir a musculatura, manter a força funcional e corrigir possíveis falhas na postura. “Apesar de muitos médicos contra-indicarem, a musculação também pode ser praticada por crianças, desde que orientada para a faixa-etária, com os pesos exatos, já que é comprovado que lesiona menos que muitos esportes”, fala Sérgio Orofino.

A musculação pode ser praticada pelos jovens, desde que com orientação e pelos adultos e idosos. “Os adultos devem praticar a musculação para minimizar a perda de massa muscular, que é o que vai gerar a perda de força e diminuição da autonomia no envelhecimento”, fala Sérgio. “A atividade mais recomendada para os idosos é a musculação, que vai aumentar a densidade óssea e diminuir a dependência deles”, completa o professor.

Portanto, se sua desculpa para não praticar atividades físicas é não saber qual a mais indicada, agora você já pode procurar a academia mais próxima de sua residência e começar a se exercitar. Mas antes, lembre-se, faça uma avaliação médica, pois só assim você saberá se está apto a praticar a musculação.


fonte:http://bloggsaude.blogspot.com/2009/01/musculao-uma-atividade-indicada-para.html

Nenhum comentário: