quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ARTES MARCIAIS PARA CRIANÇAS


As atividades físicas são sempre recomendadas por médicos e especialistas. Não apenas os adultos, mas também as crianças devem fazer exercícios e, para isso, é fundamental escolher um esporte compatível à idade. Uma ótima opção para os pequenos são as artes marciais, que abrangem esportes como judô, taekwondo, jiu jitsu, karatê e muitos outros.
"Praticar esportes é importante para o desenvolvimento físico e mental da criança, além de contribuir com a educação e socialização dela", avisa o professor de karatê e personal trainer Arnaldo Santos. "O esporte é ótimo para canalizar a energia da garotada, pois até seis anos a criança trabalha mais o físico do que o racional.   Por isso, as artes marciais devem entrar na vida do seu filho como uma brincadeira, com muitas cambalhotas, para ele ter vontade de praticar", explica Eduardo Grimaldi, faixa preta de jiu jitsu, praticante de MMA e presidente da marca Naja Extreme.
Além dos benefícios físicos, as artes marciais desenvolvem importantes habilidades nas crianças. "A principal delas é a disciplina, pois o professor não só explica a técnica de luta, como também ajuda a mudar o caráter do aluno. O professor ensina para a criança que ela não deve brigar na rua, não pode discutir com os mais velhos, deve respeitar os pais, precisa estudar. "As artes marciais também desenvolvem a habilidade para trabalhar em equipe, autoestima, autoconfiança e respeito ao próximo" , afirma Arnaldo. "Além disso, a criança ainda aprimora a coordenação motora. Logo nos primeiros meses de prática os pais já notam diferenças tanto físicas quanto comportamentais em seus filhos", 

Nenhum comentário: